Sabias que...

A. O borrego é a espécie de carne mais antiga entre os animais domesticados. A sua criação por parte dos humanos começou no Médio Oriente, há mais de 9.000 anos.

B. A mãe merina possui um acentuado e apreciado instinto maternal, o que possibilita aos borregos uma alimentação à base de leite materno, pelo menos durante os primeiros 45 dias de vida.

C. As ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem sempre em rebanhos.

D. São animais rumiantes, pelo que o seu estômago está dividido em 4 cavidades. Uma ovelha necessita de 6 a 8 horas por dia para mastigar o seu alimento.

E. As ovelhas podem viver até 20 anos.

F. Existem mais de 800 tipos de ovelhas no mundo, que nascem e se desenvolvem em habitats tão dispersos como desertos, planícies, montados ou zonas montanhosas.

G. Podemos encontrar ovelhas de raça merina em qualquer um dos cinco continentes. É possivelmente a raça animal mais difundida. Embora, durante séculos, se tenha localizado exclusivamente em Espanha. Na América, foram introduzidas na segunda viagem de Colombo, em 1547.

H. São animais inteligentes e têm uma grande memória. Conseguem reconhecer e distinguir entre 50 indivíduos diferentes e recordar acontecimentos e imagens por um período de dois anos.

I. Quando uma ovelha tem o nariz frio e seco e se lambe com frequência, isso significa que é saudável.

J. Por que razão se recomenda contar ovelhas para dormir? Esta prática baseia-se na crença de que ao centrarmo-nos numa tarefa monótona e repetitiva, induzimos o sono.

 

 

 

 

 

Ir para o início